Publicado por: museusdabahia | agosto 24, 2017

Últimos dias para conferir a mostra ‘O Legado Afro-Brasileiro’

O Legado Afro-Brasileiro_Foto Ana Paula Nobre (11)

A mostra ‘O Legado Afro-Brasileiro’ segue em cartaz até este sábado (26), no Centro Cultural Solar Ferrão, Pelourinho. Como parte integrante do Agosto da Igualdade, a iniciativa marca o calendário comemorativo pelos 10 anos de instituição da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

Com curadoria do artista plástico Alberto Pitta, “a exposição trabalha aspectos da cultura e arte afro-brasileira, com cinco mostras de múltiplas linguagens, abrangendo a vida cotidiana, religiosidade e outros elementos, abordando a culinária afro-brasileira, indumentárias das religiões de matriz africana e irmandades negras, além de cores e texturas que remetem aos contextos da ancestralidade”, explica.

O Legado Afro-Brasileiro_Foto Ana Paula Nobre (14)

Também compõem a mostra obras do artista plástico Mestre Didi, além de abordar aspectos sobre os banhos, folhas e outros elementos, a exemplo das tradicionais “rezas”, fazendo o encontro entre o popular, a religião e a ciência. Ainda no campo da ancestralidade, a exposição trata dos legados deixados a partir dos povos Bantu, Gege, Nagô, Ketu, Angola e Yorubá.

A iniciativa é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sepromi, e o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). O Centro Cultural Solar Ferrão integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Serviço: Exposição ‘O Legado Afro-Brasileiro’

Visitação: até o dia 26/08 (sábado)

Onde: Centro Cultural Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, Pelourinho

Visitação do local: terça a sábado, das 13h às 17h

Contato Alberto Pitta – (71) 99134-2751 / apitta73@hotmail.com


Deixe um comentário

Categorias